O check up cardiovascular consiste num conjunto de exames que são solicitados pelo cardiologista para que ele possa ter uma visão de como está o aparelho circulatório do paciente e seu coração.
Na consulta com o cardiologista, além dos exames de praxe, será feita uma minuciosa anamnese clínica, onde será checada a pressão arterial, peso, presença ou não de edema corporal, hábitos alimentares e desportivos, presença ou não de tabagismo e histórico familiar de doenças cardíacas.
Quando fazer e periodicidade do check up
Recomenda-se a realização do check up cardiovascular uma vez por ano, a partir dos 45 anos de idade para homens e a partir da menopausa para as mulheres.
Pessoas que são sedentárias e que querem começar a praticar algum tipo de esporte ou frequentar uma academia também devem procurar a avaliação de um cardiologista. Dessa forma, poderão começar a prática de atividades físicas com segurança.
Há ainda algumas situações (chamadas de fatores de risco), que podem antecipar o momento de começar a visitar o cardiologista anualmente, uma vez que são situações que podem levar o paciente a apresentar um risco mais elevado de desenvolver uma doença cardíaca. Os fatores de risco para doenças cardiovasculares são:
- Histórico de familiares que tiveram infarto ou morte súbita;
- Hipertensão arterial constante superior a 139/89 mmHg;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Colesterol e triglicerídeos elevados;
- Fumantes;
- Doença cardíaca na infância.
- Quais são os exames solicitados no check up?
Os exames a serem requisitados irá depender da idade do paciente e seu histórico clínico. Geralmente, os exames solicitados pelo cardiologista são:
- Raio-X de tórax: tem como objetivo verificar a região ao redor do coração, identificando qualquer alteração de artérias que chegam ou que saem desse órgão;
- Eletrocardiograma: assim como o raio X de tórax, o eletrocardiograma é considerado um dos exames iniciais que avaliam o funcionamento elétrico do coração e seu ritmo. Ele é feito com o paciente deitado, colocando-se cabos e pequenos contatos metálicos sobre a pele do tórax. Também pode ser utilizado para avaliação do tamanho de algumas cavidades cardíacas, para exclusão de alguns tipos de infarto e avaliação de arritmia. O eletrocardiograma é rápido e não é doloroso, sendo muitas vezes realizado pelo próprio cardiologista no consultório;
- Ecocardiograma: também chamado de ecodopplercardiograma, é uma espécie de ultrassom do coração, que detecta imagens durante a sua atividade, avaliando o seu tamanho, a espessura de suas paredes, a quantidade de sangue bombeada e o funcionamento das valvas cardíacas. Este exame é indolor e não utiliza raio-X para a obtenção da sua imagem, por isso é muito realizado e proporciona muitas informações importantes sobre o coração. É frequentemente feito para investigar pessoas que apresentam falta de ar e inchaço nas pernas, o que pode indicar uma insuficiência do coração.
- Teste de esforço: também conhecido como teste da esteira ou teste ergométrico, neste exame avalia-se o funcionamento do coração durante a atividade física, podendo identificar fatores que possam ser indicativos de infarto ou insuficiência cardíaca, por exemplo;
- Exames laboratoriais: alguns dos exames de sangue comumente solicitados para avaliação cardiológica são o hemograma, dosagem da glicose, do colesterol total e suas frações, por exemplo. Além disso, de acordo com a avaliação médica, podem ainda ser solicitados outros exames laboratoriais com o objetivo de avaliar o risco de doença cardíaca.
Se, após análise de todos os exames anteriormente citados, o médico identificar alterações sugestivas de doenças cardiovasculares, podem ser solicitados ainda exames complementares mais específicos, como cintilografia do miocárdio, M.A.P.A de 24 horas, Holter de 24 horas, cateterismo cardíaco ou angiotomografia de coronárias e outros mais que o médico possa achar necessário.