Holter de 24h: para que serve esse exame?

O holter é um mini-gravador digital portátil do tamanho de um cartão de crédito, que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante as 24 horas do dia. 

Esse aparelho possui os mesmos eletrodos do eletrocardiograma e um gravador que fica preso ao corpo, registrando cada batimento cardíaco durante o período avaliado. Na verdade, o holter cardíaco é como um eletrocardiograma que grava os batimentos do coração durante um dia inteiro.

Apesar do período para realização do exame ser de 24h, há casos em que é necessário que o paciente seja avaliado por 48h ou até 1 semana, para que seja feita a investigação correta do ritmo cardíaco deste paciente.

Durante a realização do holter também é indicado ao paciente anotar as atividades em um diário, como esforços maiores e presença de sintomas significativos, como palpitações ou dor no peito, para que seja avaliado o ritmo cardíaco nesses momentos específicos.

O monitor holter recebeu este nome em homenagem ao cardiologista Norman J. Holter, que o inventou, em 1949.

Este exame cardiológico é utilizado para detectar arritmias cardíacas que podem surgir em momentos variados do dia, investigar sintomas de tontura, palpitação ou desmaios que podem ser causados por descompasso do coração. O holter também avalia o efeito de marcapassos ou remédios para tratar arritmias.

Utiliza-se também o holter para monitorar o coração depois de um infarto do miocárdio ou de uma cirurgia cardíaca.

Quando o aparelho é retirado do paciente, os dados captados pelo holter são transferidos para um computador, para serem analisados posteriormente pelo cardiologista, juntamente com os registros fornecidos pelos pacientes de suas atividades diárias.

Compartilhar:

Saiba mais

Revascularização do Miocárdio

O que leva um paciente a ter que fazer? As artérias que nutrem o miocárdio (músculo do coração) se chamam artérias coronárias. Múltiplos fatores como hipertensão,

Implante de Marcapasso

O que é o marcapasso? É um pequeno dispositivo eletrônico que é geralmente implantado na região do tórax (logo abaixo da clavícula) e serve para controlar o

Plastia ou Troca de Válvulas Cardíacas

O que é? É o tratamento cirúrgico das complicações que algumas doenças podem produzir nas válvulas cardíacas. Nós possuímos quatro válvulas (ou valvas), que separam

Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável é fundamental para nosso bem-estar e por meio de mudanças simples podemos melhorar a nossa qualidade de vida

Siga a Cardio Prado nas Redes Sociais

Contato

Clínica Cardio Prado

R. Cel. Irineu de Castro, 43 - Sala 602 – 6º andar - Jardim Anália Franco, São Paulo - SP.

Whatsapp

Agende pelo Whatsapp

Telefones

(11) 2076-1115 ou (11) 2676-2679.

Desenvolvido por Evolua Doutor

© Copyright 2023 CARDIO Prado - Todos os direitos reservados