O que é Dissecção de Aorta?
A dissecção de aorta é um distúrbio em que a camada interna da parede aórtica se rompe e se separa das outras duas camadas da parede aórtica, de tal forma que o sangue penetra entre essas camadas, separando (dissecando) a camada intermediária da parede externa, ainda intacta. Como regra geral, é necessária uma parede arterial deteriorada ou inflamada e um pico de hipertensão arterial para iniciar a dissecção.
Os sintomas são parecidos com o infarto do miocárdio, sendo a dor torácica o sintoma mais frequente (tipicamente uma dor súbita e extrema), que pode ser sentida ao longo do tórax, mas o paciente também pode sentir dores nas costas entre as escápulas (vai depender da região afetada). O diagnóstico geralmente é confirmado por meio de tomografias computadorizadas.
Quais são as causas da Dissecção de Aorta?
A causa mais comum de dissecção aórtica é a deterioração da parede da artéria em razão de hipertensão arterial prolongada. Mais de dois terços dos pacientes que têm dissecção aórtica têm hipertensão arterial e sofrem de ateroscleroses.
As causas menos comuns de dissecção aórtica incluem:
- Doenças hereditárias do tecido conjuntivo, especialmente síndrome de Marfan e síndrome de Ehlers-Danlos;
- Doenças congênitas como: Coartação da aorta, persistência do canal arterial e defeitos da válvula aórtica;
- Trauma, como um forte golpe no tórax causado por um acidente de carro ou queda.
Cerca de três quartos das dissecções aórticas ocorrem em pessoas de 40 a 70 anos.
Como é realizado o tratamento?
A dissecção é uma emergência cirúrgica e o prognóstico (previsão da evolução clínica do paciente) está relacionado ao tempo decorrido entre o diagnóstico e o tratamento da doença.
A cirurgia está indicada para as dissecções que envolvem os segmentos próximos do coração (aorta ascendente e arco aórtico). Durante a cirurgia convencional, os cirurgiões removem a maior área possível da aorta dissecada, fecham o canal que foi rompido entre as camadas intermediária e exterior da parede da aorta e reconstroem a aorta com um enxerto sintético. Se a válvula aórtica estiver vazando, os cirurgiões a reparam ou a substituem. A cirurgia de uma aorta dissecada geralmente leva entre três e seis horas e a hospitalização dura de sete a dez dias, aproximadamente.
Para dissecções na aorta mais distantes do coração (aorta descendente), os médicos geralmente mantêm a terapia medicamentosa sem cirurgia ou consideram a colocação de uma endoprótese semelhante à descrita no tratamento do aneurisma de aorta.
O reparo por cirurgia convencional ou por endoprótese é uma decisão tomada pelo cirurgião cardiovascular e vai depender de cada caso.
Em alguns casos, pode-se realizar tratamentos híbridos, ou seja, uma parte é realizada com cirurgia convencional e outra parte é corrigida com endoprótese.
Quando a cirurgia cardíaca é indicada?
Nas dissecções agudas da aorta ascendente ou arco aórtico a cirurgia cardíaca é sempre indicada. Quando a dissecção compromete a aorta descendente o reparo por meio cirúrgico somente será necessário caso exista alguma complicação grave como a ruptura da aorta.
Cuidados pós-procedimento
Os cuidados após a alta serão passados pelo cirurgião cardiovascular, bem como os medicamentos a serem utilizados. Lembrando que é de extrema importância manter o acompanhamento com o cardiologista clínico de sua preferência.